Duas asas são necessárias para o progresso espiritual, conforme esclarece o Espiritismo.
Emmanuel, um dos grandes autores do Espiritismo, em obras psicografadas por Chico Xavier, deixou claro que as duas asas que nos conduzem à perfeição são o amor e a sabedoria.
No livro “Pensamento e Vida”, no Capítulo 4, o autor espiritual explica:
“Já disse que duas asas conduzirão o espírito humano à presença de Deus. Uma chama-se Amor; a outra, Sabedoria.
(…) Através do amor, valorizamo-nos para a vida.
Através da sabedoria, somos pela vida valorizados.
Daí o imperativo de marcharem juntas, a inteligência e a bondade.”
A reencarnação como meio para a evolução do Espírito.
Um dos pontos centrais da Doutrina Espírita diz respeito à constante busca pela perfeição e pela evolução espiritual.
Emmanuel, no livro “O Consolador”, psicografado por Chico Xavier, na resposta à Pergunta 204, ressalta a importância da reencarnação, uma vez que esta desempenha, sem dúvida, um papel fundamental em relação ao aprimoramento do Espírito.
Pergunta 204: “A alma humana poder-se-á elevar para Deus, tão-somente com o progresso moral, sem os valores intelectivos?”
Resposta: “O sentimento e a sabedoria são as duas asas com que a alma se elevará para a perfeição infinita.
No círculo acanhado do orbe terrestre, ambos são classificados como adiantamento moral e adiantamento intelectual, mas, como estamos examinando os valores propriamente do mundo, em particular, devemos reconhecer que ambos são imprescindíveis ao progresso, sendo justo, porém, considerar a superioridade do primeiro sobre o segundo, porquanto a parte intelectual sem a moral pode oferecer numerosas perspectivas de queda, na repetição das experiências, enquanto que o avanço moral jamais será excessivo, representando o núcleo mais importante das energias evolutivas.”
Os desafios da vida são necessários ao nosso progresso.
Em “O Livro dos Espíritos”, por Allan Kardec, nas questões 132 e 133, os Espíritos da codificação discorrem quanto à importância da encarnação como meio para que o progresso e a evolução espiritual se consolidem.
Afinal, através das dificuldades e desafios da vida corporal, nós somos guiados em direção à perfeição. Em sua infinita sabedoria, bondade e justiça, Deus permitiu as várias reencarnações como um meio para que todos nós tenhamos as oportunidades de progredir na caminhada evolutiva.
O caminho para a perfeição, sem dúvida, não é fácil e não é simples. Ele requer que haja um esforço consciente e contínuo para desenvolvermos o progresso moral, bem como o nosso conhecimento.
É preciso um equilíbrio entre o progresso moral e o intelectual.
A teoria nós já a temos, mas surge, então, o questionamento: em que aspectos devemos concentrar a nossa atenção?
Devemos dar preferência às questões morais, deixando em segundo plano a busca pelo conhecimento? Ou nos dedicarmos integralmente às questões intelectuais, negligenciando a vida moral?
De acordo com os ensinamentos do Espiritismo, através das obras literárias de Emmanuel, o amor e a sabedoria são as duas asas que nos elevam à perfeição. Ambos, portanto – o progresso moral e o intelectual, são imprescindíveis para a nossa evolução.
Ou seja, em nossa busca pela perfeição, não podemos, em hipótese alguma, nos concentrarmos apenas em um aspecto e deixar de lado o outro.
Para alçar o voo da evolução, o Espiritismo reforça que duas asas são necessárias.
A nossa vida na Terra é uma jornada em direção à perfeição. E Emmanuel nos ofereceu orientações valiosas para seguirmos no caminho do progresso espiritual.
As suas palavras, certamente, nos exortam a persistir no bem, a superar os obstáculos com serenidade e coragem e a nos dedicarmos ao estudo diário das lições de vida deixadas por Jesus.
Vamos permitir que essas reflexões nos inspirem a trilhar o caminho do progresso, cultivando a moralidade, adquirindo conhecimento e vivenciando o amor em todas as nossas ações.
Assim, como disse Emmanuel, vamos fortalecer as duas asas que nos conduzem à elevação espiritual: o amor e a sabedoria.
Desenvolvendo-se e fortalecendo-se em equilíbrio, elas nos possibilitam voar em direção à perfeição, para que um dia se cumpra o propósito divino.
José Batista de Carvalho
Receba as nossas publicações por e-mail
Siga-nos nas redes sociais

